Buraco gigante é descoberto em campo magnético da Terra

Achado obtido por missão da Nasa é dez vezes maior que o esperado.

http://dihitt.com.br/noticia/buraco-gigante-e-descoberto-em-campo-magnetico-da-terra

BBC

BBC
Ilustração indica interação do campo magnético terrestre com o vento solar (Foto: BBC)

A descoberta do buraco foi feita no dia 3 de junho, quando os cinco satélites da nave espacial passaram pela cavidade no momento em que estava se abrindo.
“Já vimos cavidades como essa antes, mas não em escala tão grande”, disse Jimmy Raeder, físico da Universidade de New Hampshire que também trabalha no projeto. “O lado diurno inteiro da magnetosfera estava aberto para o vento solar.”

Os satélites da missão espacial Themis, lançados em 2007, descobriram um grande buraco no campo magnético da Terra.

Segundo os cientistas da Nasa, a agência espacial americana, a abertura é dez vezes maior do que a esperada, e o buraco é quatro vezes mais amplo do que a Terra e sete vezes maior do que o diâmetro terrestre.
O campo magnético da Terra, também conhecido como magnetosfera, é uma espécie de bolha magnética que circunda o planeta e protege a superfície terrestre das partículas carregadas pelo vento solar.
Os cientistas explicam que o vento solar carregado de partículas “abre” o buraco na magnetosfera da mesma forma como um polvo envolve um objeto com seus tentáculos – um processo conhecido como “reconexão magnética”.
“O campo magnético do Sol se reveste ao redor da magnetosfera, provocando a sua ruptura”, afirma o cientista David Sibeck, da Nasa.

Advertisements