Quem pode, protege-se da crise financeira investindo em arte.

Outros, amam a arte e podem comprá-la.

Se tiver 13.000 €,  ou 23.000 $, pode comprar um Chagall,

David et Absolom. by Marc Chagall, 1887-1985 David et Absolom – assinado

Onde? Aqui:     http://www.williamweston.co.uk/pages/location.html

William Weston Gallery is the longest established specialist gallery in England dealing in European and British Master Prints.


Mas a arte não é só para milionários.

Se puder reunir várias pessoas para adquirir ou oferecer uma obra de arte, ela pode ser adquirida passo a passo…

The gallery now offers a Gift Fund Service for clients who wish to buy from our collection through a fund of donations for occasions such as weddings or birthdays. To find out about setting up a Gift Fund with the gallery …’.

Outra possibilidade mais perto de si, é comprar arte de artistas vivos e que lutam pela sobrevivência. Investigue, procure, oriente-se, abra os olhos, e poupe o dinheiro que gasta em …

(seja o leitor a preencher.)


Qualquer obra de arte, desde que obra de arte, vale facilmente mais do que a maioria das reproduções  com que tantas salas são decoradas.

Por outro lado, é também impressionante a quantidade de quadros que se vendem por esse mundo fora, apenas porque são “baratos”.

“O barato sai caro” – “Goodkoop is duurkoop”, dizem os holandeses – e pelo menos destas coisas até percebem, se bem só em teoria – porque não há povo que ultrapasse os holandeses em … bem, é sabido.

Assim como é melhor procurar uma obra de arte do que contentar-se com uma reprodução, também é melhor esperar com a compra e economizar, do que comprar um quadro porque é barato – evidentemente.

Quanto a prendas: Oferecer uma obra de arte é difícil. Também caro. Mas não impossível.

Lembre-se da possibilidade de oferecer um presente mais caro, em vez de cada ano uma coisa menos dispendiosa. Lembre-se de que deve deixar a pessoa escolher e desejar. Lembre-se que pode aconselhar-se. Lembre-se que pode contactar o artista. Lembre-se de nunca, mas mesmo nunca apressar ou pressionar a escolha da outra pessoa. Lemre-se que um pintor pode gostar de vender desenhos – a um preço muito mais acessível do que as pinturas. Se sabe que a pessoa gosta de dado pintor, talvez consiga vir a conseguir oferecer-lhe um desenho desse pintor.

Mesmo um desenho pode continuar a ser muito caro (embora merecido o preço). Lembre-se então da possibilidade de se juntar a outros para dar o referido presente. E vois lá! Assim de repente, o que era impossível, tornou-se possível!

Anúncios