First Steps (after Millet)

As obras na casa… são o caminho para as Obras!!

Ai que bom! Ter qualquer coisa assim como uma cazinha, modesta mas catita, feita e resguarda, para me poder concentrar nos estudos…! …

Quizz

Vou continuar com os Quizz de pinturas, que me parece uma forma interessante de nos aproximarmos das grandes Obras. Quem sabe como se chama este quadro? E o ano, e em que Museu está? O que se prentende é que, se lhe apetece participar, tente dizer qualquer coisa sobre o trabalho – o quê, é livre: informação de factos históricos relacionados com o quadro, ou o que vê e o que gosta ou não gosta, porquê, etc. Medite talvez uns diazitos… deixe esta cópia do quadro actuar sobre si… as cores, as figuras… o que o faz sentir?

Portanto estruture assim a sua resposta: quadro tal. Factos históricos: tal, tal, (se for o caso e se possível, dê as referências). Apreciação Pessoal: tal, tal, tal. Isto pode ser também alguma história que tenha relacionada com o quadro, ou algo da sua infância que ele o faça lembrar.
Ao deixar o quadro actuar sobre si, ao procurar senti-lo, está a aproximar-se de uma compreensão da obra que o autor apreciaria muito acima da simples leitura de rótulos e catálogos.

É para responder aqui, por favor. Não faz mal colocar logo as respostas… tente apenas dizer mais sobre o quadro se souber, ter a melhor história entre os concurrentes. No fim, eu posso publicar a sua resposta, por baixo do quadro – se gostar, claro!

Se alguém já respondeu e você pensa que está certo, pode confirmar e acrescentar qualquer coisa que queira relacionado com o quadro. Use a imaginação.

Mais tarde, quando formos mais, posso passar a pedir para responder no A Arte, tendo lá os comentários moderados, para que não se saiba. Mas por enquanto, comecemos assim.