Filosofia – o que é isto?
05:13

 

 

Filosofia e Dogma
05:37

Gostei da sua iniciativa de falar de filosofia no youtube:

Mas dr. Paulo, tenho uma pergunta…sem apontar agora para a diferença entre o que seja religião e o que seja as limitações e defeitos das pessoas que definem e praticam essa religião.

Os mandamentos, baseados na religião anterior que já existia no Egipto… são negativos… ”eu não matei, eu não fiz ninguém sofrer… eu não escutei às portas…. eu não menti etc.etc.” Não matarás, não roubarás, não mentirás, etc.

No fundo, este ”não” será o equivalente de educar concentrando-se em formar o meio e o hambiente que permite o crescimento, o desenvolvimento, etc….

 

E como é que funciona um estudo de filosofia hoje em dia na Universidade? Eu estou a fazê-lo e não há essa atitude! Só há imposição! Mesmo que essas não sejam aquelas que são positivas para o meu desenvolvimento como aprendiz! Então, dr. Paulo, não é tempo de a filosofia criticar outras coisas, em vez de só a religião e mais a religião. Porque ninguém nos anda a impor a religião (enfim, de certo modo, no Ocidente): mas a escola é totalmente imposta. Então onde está a crítica dos filósofos, crítica activa, forte, em relação aos elementos mais formadores da nossa sociedade?

Claro que pode ser difícil os pais em grande número saberem educar os filhos. Mas porquê que não há filósofos suficientes a saberem pôr a sua ”liberdade” na prática, na Universidade (pelo menos)?

Cumprimentos amistosos

 

 

A ética em Sócrates e Platão
08:08

 

 

Aula Ética – aberta (1a parte)

alguns minutos, partes de um video Google de longa duração que não ouvi ainda.

 

 

 

Anúncios