Sou contra o método de exame por ”multiple choice”. E então em filosofia!… poder-se-ia, através das situações problemáticas que surgem, como neste último Exame de Filosofia, fazer-se um estudo para a escolha de melhores métodos pedagógicos:

GRUPO I- QUESTÃO 1

«1. Em qual das seguintes opções é formulado um problema filosófico?

(A) Porque é que há pessoas que se suicidam?

(B) Será que há regras morais absolutas?

(C) Haverá seres extraterrestres inteligentes?

(D) Foi a filosofia de Kant influenciada pela sua educação religiosa?»

Resposta oficial (imposta pelos critérios de correcção emanados do Ministério da Educação): a hipótese B é a única certa…

A única resposta aceite como certa é a B.

Compreendendo o porquê desse critério, concebo argumentações contra essa certeza.

Encontrei aqui esta crítica que em baixo cito, e que me pareceu apontar acertadamente para problemas que se colocam perante esta pretensão de ”exactidão”, a respeito da sabedoria que Heidegger afirmou não ser ciência, a respeito da região do saber que frequentemente se auto-define como aquela que não tem respostas … :

Resposta correcta (ao arrepio destes critérios): As opções A ( indagação do suicídio) ,…

Então o suicídio, que Albert Camus classificou como o único problema realmente filosófico da vida, não contém um problema filosófico?

Pessoalmente gostaria de considerar a hipótese D; se nos pretendem impedir de reflectir, refugiados no precioso templo da filosofia, sobre a intimidade entre religião e filosofia… (e nos tempos modernos, isto acontece em muitas frentes), chega-se inclusivamente ao ponto do caso que conheci, em que, numa escola excelente a nível europeu, filósofos ensinaram à juventude que Sócrates não é, não foi, um filósofo. Mas obviamente que não será apenas este o filósofo expulso do templo!

O que é ainda mais triste é, com estes métodos (jogos de ”rigor”?), retirar aos jovens todo o entusiasmo para a reflexão… tal como os professores que não sabiam nada de melhor a fazer com os Lusíadas do que dissecar-lhe a gramática.

Advertisements