Há uns tempos fiz umas tentativas de colaboração na Wikipédia. Muito instrutivo!

Não fazia ideia de que uma coisa assim existisse, ou fosse possível… Sabia que a maioria das páginas (claro que não todas…pressuponho) estão tomadas por brasileiros um tanto agressivos que mudam a maioria do que um português escreva, e discutem insultando, e perguntando se a Wikipédia é só para Portugal? – o que dá imensa vontade de rir, basta consultar a wikipédia-pt.. Espero que já tenho melhorado. Mas o que presenciei é significativo: discussões incríveis, insultos ignorantes e descabidos; assim como portugueses a aceitar aquela enxurrada de humilhações, como se nada de melhor merecessem – depois dos horríveis crimes que cometeram – isto é, que os antepassados deles cometeram.

E enquanto choviam aquelas asneira de ”que é, você pensa que isto é outra vez tudo para voçê, não, que está falando com índio nú…que somos seus escravos” etc., uma pessoa vai pensando naqueles amores todos que sempre encheram nossa vida: as coisas de criança, ”O Meu Pé de Laranja Lima”, o Jorge Amado, Pessoa e Mário de Sá-Carneiro ditos pela Maria Betânia, o amor à natureza brasileira, à melodia do seu geito de falar… e … foge-se assustado… Mas são os resultados de tanta ignorância e desinformação (a qual, atenção, não é, na maior parte, responsabilidade deles).

Temos a agradecer-lhes aquilo que é provavelmente a pior Wikipédia Europeia, – de certo que é – de longe – a pior que conheço, entre as 7 línguas diferentes em que a posso comparar detalhadamente.

Se tem talento para tal, não se esqueça dessa hipótese: melhorar a Wikipédia portuguesa…. mesmo que um dia se faça outra…