Saint John on Pathmos

Irmãos Van Limburg 1375 – 1416 – Saint John on Pathmos

illuminated manuscript (29 × 21 cm) — 1413 – 1416
Musée Condé, Chantilly

Van Limburg brothers biography

This work is linked to John

Evangelho segundo S. João

13, 31-33.34-35.

Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros.
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.

14, 23-29

Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse.

16, 12-15

Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará.

3, 19

And this is the condemnation, that light is come into the world, and men loved darkness rather than light, because their deeds were evil.

10, 16

And other sheep I have, which are not of this fold: them also I must bring, and they shall hear my voice; and there shall be one fold, and one shepherd.

 

Evangelho segundo S. João, aqui

(Se souber de melhores edições, agradeço que mo diga, por favor.)