Battoni Euterpe.jpg

Euterpe and Urania. Detail from Pompeo Battoni, Apollo and the Two Muses. Euterpe, musa da música, com Urânia à sua esquerda.

Euterpe, com a sua flauta, representação da melodia, eleva-nos ao Céu.

Dedicado a Jorge Rodrigues. Um homem que às vezes também ”nos elevava ao Céu”, depois de um dia de trabalho. Deve ser por isso que o querem impedir. Temos sempre tendência a querer destruir aquilo que é simples, modesto, si próprio, genuino e autêntico. E o Jorge é tudo isso.

Para quem não conhece o programa que o Jorge faz – fazia – todos os fins de tarde durante a semana, eu explico. O Ritornello é um programa de rádio de música erudita, sem defeitos. Tem inspirado e alegrado e ensinado centenas e centenas de pessoas. Através dele, temos ”conversado” com artistas famosos internacionais – como por exemplo, Cecília Barttoli. Ela também esteve a conversar relaxadamente com o Jorge. É que, conversar com o Jorge é especial. Verdadeiramente erudito, ele fala sempre como quem não sabe, ele pergunta sempre, ele é a voz da elegância e descrição. Os programas de música do Jorge não têem nenhum dos defeitos que quem é jovem, às veze,s pode sentir num programa de música erudita: o Jorge não sabe ser chato. Nem pedante; como às vezes, alguns são. Ouve-se como ele valoriza as pessoas. E é a voz masculina mais terna e mais … insubstiuível, de Portugal inteiro.

Ajudem, caros leitores, a salvar uma jóia da beleza em Portugal; que não custa dinheiro, nem custa nada a ninguém. A única coisa que pedimos – E EXIGIMOS – é que deixem este grande (andr)agogo (educador) continuar a fazer o seu – não é bom, é: perfeito trabalho.

Eles, se querem arranjar, arrangem o que está estragado. Se querem modificar, modifiquem o que está mal. É disso que precisamos. É disso que precisa Portugal. Metam mãos à obra quanto ao que não presta. Não mexam nos Anjos; nos pouquíssimos, que têem acesso às Musas.

***

Extracto da petição:

 

Existe ou aliás existia um programa de nome “Ritornello” da autoria de Jorge Rodrigues, que é, sem dúvida, o melhor programa da rádio portuguesa. Não somos os únicos a afirmá-lo, mas também o índice de audiência e, acima de tudo, o impacto que tem tido, ao longo de todos estes anos, na cultura nacional e internacional.

É um programa com uma magnífica selecção de música, de temas e de informação, com uma dinâmica muito especial e com um importantíssimo lado lúdico. É o único programa que entra na casa dos grandes artistas, porque Jorge Rodrigues é alguém que sabe do que fala, sabe o que tem de perguntar e, quando não sabe, não se envergonha de convidar alguém que saiba mais para esclarece-lo e aos ouvintes também. O “Ritornello” é um programa de cultura e de humanismo e, por conseguinte, não podemos deixar que a incompetência e supostas invejas calem este programa.

Texto acima é citado da petição, A SOLICITAR O REGRESSO DO JORGE RODRIGUES COM O RITORNELLO E NO SEU FORMATO INICIAL DE DUAS HORAS.
Os sublinhados são meus. Aqui, para assinar. Já 639 pessoas atentas assinaram. Ler o restante texto da petição AQUI.

 

A fotografia do Jorge Rodrigues, e a notícia agradeço ao Paulo no seu Valquíria, assim como à jardineira aprendiz, no Cores da Terra: Que Euterpe e Terpsícore vos acompanhem.

 

Anúncios