França coloca seus arquivos secretos sobre UFO na internet


 

A agência espacial da França abriu seus arquivos secretos sobre UFOs ao público, lançando um website com documentos que notificam aparições nos últimos 50 anos.

Mas o número de pessoas interessadas foi tão grande que tornou-se impossível acessar o site.

A França é o primeiro país a abrir totalmente seus arquivos sobre UFOs para o público.

Embora outros países, inclusive a Grã-Bretanha, recolham informações sobre estes fenômenos, os pedidos de acesso são analisados caso a caso de acordo com leis relativas a liberdade de informações.

Agora, graças a uma pequena equipe de pesquisadores da agência espacial demoninada Escritório para o Estudo de Fenômenos Aeroespaciais Não-Identificados, os franceses poderão acessar cerca de 10 mil documentos sobre UFOs, inclusive fotografias, boletins de ocorrência e vídeos enviados por testemunhas.

A equipe oferece explicações para alguns casos. Por exemplo, quando mil pessoas disseram ter visto luzes piscando no céu em uma noite de novembro há 17 anos, os pesquisadores conseguiram provar que eram fragmentos de um foguete que reentrava na atmosfera da Terra.

Mas apenas cerca de 9% dos casos de UFOs na França foram totalmente explicados, disse o grupo.

E dos 1,6 mil casos registrados desde 1954, quase 25% são considerados Categoria D, que significa que apesar de bons dados e testemunhas, as aparições misteriosas continuam sem explicação.

Os arquivos na internet serão atualizados na medida em que novos casos forem notificados.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/03/070324_ufofrancag.shtml